FAQ

FAQ

Dúvidas e perguntas frequentes sobre sua viagem de ônibus

Como você, somos um grupo apaixonado por viajar, e é por isso que temos como uma de nossas principais premissas o compromisso e a excelência em atendimento a você, cliente.

Sinta-se em casa para tirar suas dúvidas, nos enviar feedback, reclamações ou sugestões para que possamos melhorar nosso serviço a cada dia.

Cancelamento


Você tem duas maneiras de fazer o cancelamento de sua passagem:

BrasilbyBus e parceiros: até 4 horas antes do horário de embarque em "Minhas Passagens", selecionando a opção "CANCELAR". O cancelamento online de cada pedido está sujeito a aprovação junto ao sistema da viação.

Diretamente com a viação: O cancelamento também pode ser feito diretamente com a viação escolhida até 03 horas antes da viagem, diretamente no guichê. Nesse caso o reembolso não será feito no momento do cancelamento, e sim pela Brasil by Bus posteriormente.

É importante lembrar que só é possível fazer o cancelamento online de um pedido inteiro, caso queira cancelar apenas parte do pedido, você deverá fazê-lo diretamente na rodoviária.

Importante: Em caso de desistência e cancelamento, a Taxa de Conveniência não será reembolsada, seja o cancelamento feito junto ao portal Passagem Cometa ou diretamente com a viação responsável pela passagem.

Você pode cancelar seu pedido com o portal portal até 4 horas antes do horário de partida, basta acessar "Minhas Passagens" e selecionar a opção "CANCELAR" (cancelamento online de cada pedido está sujeito a aprovação junto ao sistema da viação). O cancelamento também pode ser feito direto com a viação escolhida até 3 horas antes da viagem, diretamente no guichê. Não é possível efetuar o cancelamento de uma passagem online caso ela tenha sofrido qualquer alteração de informações junto à viação ou tenha sido retirada no guichê.

É importante lembrar que só é possível fazer o cancelamento online de um pedido inteiro, caso queira cancelar apenas parte do pedido, você deverá fazê-lo diretamente na rodoviária.

Importante: Em caso de desistência e cancelamento, a Taxa de Conveniência não será reembolsada, seja o cancelamento feito junto ao portal Passagem Cometa ou diretamente com a viação responsável pela passagem.

Troca de Passagens
Passagens interestaduais:
Você pode trocar a origem e o destino de sua passagem de ônibus até 3 horas antes do horário de embarque com a viação, pagando a diferença, caso haja. A troca deve ser feita diretamente com a Viação responsável por sua viagem. Após o prazo, somente será possível a remarcação da passagem para a mesma linha, seção e destino com a cobrança da taxa de 20% sobre o valor da tarifa.Passagens intermunicipais:
Você pode remarcar, quando necessário, a linha, seção e categoria até uma hora antes do horário previsto para a partida, pagando ou recebendo a diferença, caso haja. A troca deve ser feita diretamente com a Viação responsável por sua viagem. Após uma hora antes do horário previsto para a partida, a remarcação não será mais permitida.

O reembolso é solicitado automaticamente quando a passagem é cancelada online e foi paga com cartão de crédito ou PayPal. O valor é creditado na próxima fatura aberta do cartão, ou seja, entre 30 e 90 dias.
Caso a compra seja parcelada, o valor é creditado integralmente uma única vez na fatura de seu cartão e, se houver parcelas pendentes, elas continuarão sendo cobradas nos meses seguintes.

Caso o pagamento seja feito por transferência bancária Safety Pay, o reembolso será feito por depósito em conta bancária em até 5 dias úteis do recebimento dos dados bancários.

Para cancelamentos diretamente com a viação, a solicitação do reembolso para a adquirente é feita assim que a viação envia o aviso de cancelamento para a Brasil by Bus, seguindo as mesmas regras de cada meio de pagamento.

* As viações Progresso Recife e Cruzeiro seguem diferentes regras de cancelamento. Passagens dessas viações não serão reembolsadas via Brasil by Bus, mas pelas próprias viações.

Importante: Em caso de desistência e cancelamento, a Taxa de Conveniência não será reembolsada, seja o cancelamento feito junto ao portal Passagem Cometa ou diretamente com a viação responsável pela passagem. Todos os cancelamentos devem ser feitos até 04 horas antes do primeiro embarque em "Minhas Passagens" ou até 03 horas antes do embarque diretamente no guichê da viação.

A aprovação da compra está sujeita a validação por contato telefônico, por email ou outros métodos. Caso não haja sucesso na confirmação de dados necessários, a compra pode ser cancelada e o reembolso será feito integralmente seguindo a política do meio de pagamento utilizado.

Você pode fazer sua compra online de passagens da Progresso Recife e Cruzeiro, porém as viações não permitem cancelamento das mesmas online. Para cancelamentos e trocas é necessário entrar em contato direto com as viações.

Como comprar minha passagem?


Pagamento Nacional

Cartão de Crédito: O pagamento pode ser feito em até 03 vezes sem juros para valores acima de R$ 50,00. São aceitos cartões com as bandeiras Visa, MasterCard, Diners Club, Discover, Aura, JCB e Elo.

• Paypal: O pagamento pode ser feito com cartão de crédito em até 03 vezes sem juros para valores acima de R$ 50,00. São aceitos cartões de crédito nacionais e internacionais.

• Transferência Bancária: O pagamento é feito através do parceiro Safety Pay. Você pode fazer a transferência pelos bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Banrisul.

Pagamento Internacional

• PayPal: O pagamento pode ser feito com cartão de crédito internacional através do PayPal de outros países.

É possível comprar até cinco passagens de ida e cinco de volta em uma única transação. Caso você queira comprar mais do que cinco passagens por trecho, basta iniciar uma nova reserva ou entrar em contato conosco.

O PayPal é um sistema de pagamento online que faz a cobrança do serviço no cartão crédito cadastrado sem custos adicionais. Com ele, é possível realizar transações online, nacionais e internacionais, com segurança. Basta fazer um cadastro gratuito no site do PayPal. Uma vez cadastrado, você pode usar sua conta do PayPal para outras transações em outros sites.

Os tipos de ônibus variam de acordo com a viação e a rota escolhidas. Aqui você pode conferir todos eles.

• Convencional (CONV., CONV AR): O mais simples e o de menor custo. Em geral, as poltronas são acolchoadas e reclináveis. Podem ter ou não ar-condicionado e toalete.

• Executivo (EXE, GTV EXE): Além de contar com ar-condicionado, poltronas acolchoadas que reclinam mais do que as de um ônibus convencional e toalete pressurizado, algumas empresas oferecem ainda água mineral.

• Semi Leito: Categorizados como Executivo em algumas viações, esses ônibus têm poltronas que reclinam virando quase uma cama e que são maiores e mais confortáveis do que as das categorias anteriores. Ar-condicionado, água mineral e outros itens como mantas e travesseiros higienizados estão inclusos no valor da passagem.

• Leito: Tipo mais confortável de ônibus, dispõe de ar-condicionado, poltronas mais largas e completamente reclináveis com descanso para pernas, aparelhos de TV e DVD. Também oferece mantas, travesseiros higienizados e água mineral.

• Brasileiros: para viagens de ônibus, brasileiros podem apresentar RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte brasileiro; carteira de identidade profissional, cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, RIC ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo território nacional.

• Estrangeiros: os estrangeiros podem apresentar o número do passaporte, cédula de Identidade do Estrangeiro (CIE), identidade diplomática ou consular, documento oficial do país de origem, protocolo de pedido de CIE expedido pela Polícia Federal com validade de 180 dias a contar da data de expedição, outro documento legal de viagem.

Importante: É importante lembrar que, no dia da viagem, é necessário portar o documento original com foto utilizado durante a compra. Os documentos também são pedidos tanto no momento da retirada do bilhete quanto no embarque.

Dia da viagem


Caso tenha perdido o horário do ônibus, você tem até 1 ano para utilizar seu bilhete se a passagem for interestadual. Caso a data da viagem já tenha passado, a empresa de ônibus pode cobrar até 20% do valor como taxa de reagendamento. A mudança de datas não inclui taxas ou encargos extras caso seja feita até 03 horas antes da viagem diretamente com a viação em questão. Caso sua passagem seja intermunicipal, não há possibilidade de reagendamento após o período de 03 horas antes do embarque.

Para retirar sua passagem no terminal, assim como para embarcar, é essencial apresentar o documento original com foto com o qual você comprou sua passagem (RG, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte brasileiro; carteira de identidade profissional, cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República, RIC ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo território nacional).

Menores de idade: Crianças com até 12 anos viajando acompanhados de membros da família ou responsáveis legais precisam apresentar documento com foto ou Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada). É necessário que os acompanhantes apresentem documento com foto que comprove paternidade oudocumento comprovando ser responsável legal da criança. Crianças e jovens com menos de 18 anos que viajam desacompanhados precisam apresentar uma autorização dos pais ou do responsável legal emitida pelo Juizado de Menores, bem como RG ou Certidão de Nascimento originais ou cópias autenticadas.

Os ônibus saem do terminal rodoviário de cada cidade, e caso a cidade tenha mais de uma rodoviária, a informação será descriminada no voucher. -> Importante: O portal não vende passagens que possam ser utilizadas em paradas do ônibus na estrada durante o percurso. Endereço dos principais Terminais Rodoviário:• Rodoviária Novo Rio: Av. Francisco Bicalho, 1. Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. • Rodoviária do Tietê - São Paulo: Avenida Cruzeiro do Sul, 1800. Santana, São Paulo – SP. • Rodoviária Barra Funda - São Paulo: Rua Mário de Andrade, 664. Barra Funda, São Paulo- SP. • Rodoviária Jabaquara - São Paulo: Rua dos Jequitibás, s/n. Jabaquara, São Paulo –SP. • Rodoviária de Guarulhos - São Paulo: Alameda dos Lírios, s/n. Parque CECAP, Guarulhos – SP. • Rodoviária de Belo Horizonte: Praça Rio Branco, 100. Centro, Belo Horizonte – MG. • Terminal Rodoviário de Santos: Praça dos Andradas, 45. Centro, Santos - SP. • Rodoviária de Curitiba: Avenida Presidente Affonso Camargo, 330. Jardim Botânico, Curitiba - PR. • Rodoviária de Recife: Av. Prefeito Antonio Pereira, s/n. Várzea, Recife – PE. • Rodoviária de Brasília: SMAS, trecho 4, conjunto 5/6. Asa Sul, Brasília – DF. • Rodoviária de Foz do Iguaçu: Avenida Costa e Silva, 1601. Parque Presidente, Foz do Iguaçu-PR. • Rodoviária de Florianópolis: Avenida Paulo Fontes, 1101. Centro, Florianópolis – SC. • Rodoviária de Salvador: Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n. Pernambués, Salvador – BA. • Rodoviária de Búzios: Estr. da Usina Velha, 444. Centro, Armação dos Búzios – RJ. • Rodoviária de Fortaleza: Av Borges de Melo, 1630. Bairro Fátima, Fortaleza - CE. • Rodoviária de Londrina: Avenida Dez de dezembro, 1830. Lago Igapó, Londrina – PR. • Rodoviária de Porto Alegre: Largo Vespasiano Júlio Veppo, 70. Centro, Porto Alegre – RS. • Rodoviária de Angra dos Reis: Avenida Almirante Jair Carneiro Toscano de Brito, 110. Balneário, Angra dos Reis – RJ.

É aconselhável chegar com aproximadamente uma hora de antecedência para que dê tempo de embarcar no ônibus com tranquilidade mesmo que ocorra algum imprevisto. Em feriados e vésperas de feriados, pode-se considerar chegar ainda mais cedo, já que a rodoviária fica mais cheia e com filas maiores.

Cada passageiro tem direito a transportar até 30kg de bagagem no bagageiro e até 5kg como bagagem de mão, desde que o conforto, a segurança e a higiene dos demais não sejam prejudicados. Caso o peso da bagagem ultrapasse o permitido, o passageiro pagará, para cada quilograma de excesso, até meio por cento do preço da passagem convencional.

Para retirar sua passagem no terminal rodoviário, basta ir até o guichê da empresa de ônibus responsável pela viagem e apresentar o documento original e com foto informado no momento da compra. A apresentação do voucher não é obrigatória, mas é recomendável levá-lo para evitar inconvenientes e confusões na hora de embarcar.Aconselhamos que confira sempre com a viação responsável por sua viagem o horário de funcionamento do guichê na rodoviária de embarque.

Caso tenha tido dificuldades para retirar sua passagem na rodoviária, entre em contato com o portal através do contato@brasilbybus.com informando o acontecido, nossa equipe está preparada para atende-lo.

O idoso com idade mínima de 60 anos e que possua renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito a viajar gratuitamente no transporte rodoviário interestadual de passageiros. Caso os assentos reservados para idosos estejam preenchidos, o idoso terá direito ao desconto mínimo de 50% (cinquenta por cento) do valor da passagem no veículo convencional. A reserva das passagens para idosos devem ser feitas diretamente com a empresa rodoviária.

Os portadores de necessidades especiais física, mental, visual ou auditiva, comprovadamente carentes, têm direito à gratuidade em dois assentos em cada veículo. Para utilizar esse benefício é necessária a obtenção de Passe Livre no Ministério dos Transportes. As informações para o requerimento do Passe Livre estão disponíveis no site do Ministério dos Transportes. A reserva de passagens com gratuidade ainda não podem ser emitidas pelo portal.

Minha Compra


Compra de Passagem: Você poderá comprar sua passagem de ônibus online com o portal Passagem Cometa até 04 horas antes de sua viagem.

Cancelamento de Passagem: Você poderá cancelar sua passagem com o portal Passagem Cometa até 04 horas antes de sua viagem, independente do horário de compra.

Não é possível realizar a troca de datas de viagem ou de informação de passageiro pelo portal . É necessário entrar em contato diretamente com a empresa de ônibus escolhida para fazer a mudança.

Troca de passagens
Passagens interestaduais
: Você pode trocar a origem e o destino de sua passagem de ônibus até 3 horas antes do horário de embarque com a viação, pagando a diferença, caso haja. A troca deve ser feita diretamente com a Viação responsável por sua viagem. Após o prazo, somente será possível a remarcação da passagem para a mesma linha, seção e destino com a cobrança da taxa de 20% sobre o valor da tarifa.



Passagens intermunicipais: Você pode remarcar, quando necessário, a linha, seção e categoria até uma hora antes do horário previsto para a partida, pagando ou recebendo a diferença, caso haja. A troca deve ser feita diretamente com a Viação responsável por sua viagem.

A apresentação do voucher para retirar a passagem ou para embarcar não é obrigatória, somente o documento original com foto utilizado no momento da compra é obrigatória a apresentação. É recomendável, porém, portar o voucher para evitar imprevistos como confusão de horários, viação, entre outras informações.